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Dropshipping: Como Vender Pela Internet Sem Ter Estoque?

 Uma das modalidades mais populares de comércio eletrônico é uma loja virtual dropshipping. De fato, de acordo com a AmeriCommerce, cerca de 25% das lojas virtuais trabalham com este modelo de entrega. Neste artigo, você vai aprender o que é e os conceitos básicos sobre esta forma de vender produtos físicos pela Internet.

O que é dropshipping?

Se fosse correto traduzir literalmente do inglês para o português, dropshipping significaria “derrubar a entrega”. Porém, como isso é confuso, vou melhorar essa definição.

Em termos simples, este termo significa vender sem ter o produto em estoque e fazer a entrega diretamente do fornecedor ao cliente final. Aposto que agora ficou melhor de entender, não é mesmo?

Ou seja, quem vende por dropshipping simplifica o processo de entrega do produto. Não é necessário comprar do fornecedor, armazenar em um estoque próprio e depois enviar ao cliente final.

No dropshipping, todo este processo se resume a uma única etapa: quando o cliente comprar no seu e-commerce, você usa esse dinheiro para comprar o produto no seu fornecedor e informa o endereço de entrega do seu cliente. O fornecedor irá cuidar dos trâmites de transporte.

O dropshipping pode ser feito em escala nacional – quando o fornecedor está localizado no mesmo país do endereço de entrega ou de forma internacional. Muitos utilizam esta técnica comprando produtos da China e Estados Unidos e enviam mundo afora, inclusive para o Brasil. 

Loja dropshipping vs Loja convencional: vantagens e desvantagens

Avaliando assim, à primeira vista, parece que há vários pontos positivos ao optar pelo modelo dropshipping ao invés do e-commerce tradicional. Isto é verdade. Várias vantagens são oferecidas, entre elas:

  • Investimento zero em estoque
  • Flexibilidade para escolher vários fornecedores para um mesmo produto
  • Risco financeiro inexistente caso haja pouca ou nenhuma venda
  • Menos tempo gasto para gerenciar a loja virtual
  • Serviços de entrega, trocas ou devoluções são realizados exclusivamente pelo fornecedor

Porém, há também riscos ao optar por esta modalidade:

  • Fornecedores fraudulentos ou de péssima qualidade
  • Margem de lucro reduzida ao comprar um produto por unidade e não por atacado
  • Impossibilidade de transformar um e-commerce em loja física

O dropshipping é ideal para quem está começando. Ele funciona muito bem para as pessoas que querem empreender, porém não querem sair loucamente pedindo demissão do seu trabalho atual. É possível conciliar as duas atividades e não correr tanto risco financeiro.

Quando o negócio começar a gerar lucro semelhante à sua renda mensal, o processo de migração da condição de empregado para empreendedor será muito mais tranquilo.

Como escolher os fornecedores para loja dropshipping?

Nos parágrafos acima, você percebeu que um dos pilares determinantes para o sucesso de uma loja dropshipping está nos fornecedores. E de fato este é o fator mais importante a ser considerado. A reputação da sua loja estará totalmente condicionada à maneira como o fornecedor realiza a entrega dos produtos.

Portanto, em vista desta situação, cabe a você ter cautela e cuidado ao escolher um fornecedor de qualidade. Sobre isso, há 3 pontos importantes a serem considerados. 

Escolha fornecedores conhecidos

Se você optar por um fornecedor dropshipping conhecido e que atua há anos no mercado, as chances de encontrar um fornecedor ruim são bastante reduzidas.

Avalie a reputação

Muitos golpes comuns na Internet seriam evitados se as pessoas tirassem um pouco de tempo para estudar sobre as empresas. Por exemplo, pesquise por reclamações e outros possíveis problemas com determinado fornecedor. Vá até o site dele e veja se existe um número de CNPJ e dados de endereço e telefone. Ligue e veja se o número de telefone de fato existe e avalie no Google Maps esse endereço.

Compre um produto para testar

Antes de fechar acordo e efetivar um fornecedor para os seus produtos, teste. Compre um item e avalie a qualidade, a embalagem e o prazo de entrega. Seria chato você afirmar que vende um produto de qualidade na sua loja virtual se você jamais viu ou tocou nele.

Se você quiser saber mais sobre fornecedores e como escolher um, veja outro artigo do blog da CartPanda intitulado Como Encontrar os Melhores Fornecedores para Loja Virtual

A importância do checkout transparente na loja dropshipping

Uma das configurações essenciais que você deve ter ao utilizar o dropshipping é utilizar o checkout transparente. Este tipo diferente de finalizar as compras virtuais possibilita o preenchimento dos dados de pagamentos sem a necessidade de ser direcionado para um link externo da sua loja. E isso gera alguns benefícios aos empreendedores.

Segurança de dados pessoais

Os usuários sabem que existem vários picaretas na Internet. Assim, eles estão atentos a alguns sinais de fraude. E enviar um link de pagamento externo ao seu e-commerce é uma atitude que gera desconfiança. Alguns hesitarão e desistirão de comprar.

Não estou afirmando que você ou seu negócio é desonesto. Porém, os visitantes online não conhecem a personalidade das pessoas que estão por trás de um site. Por isso, você precisa transmitir segurança e confiabilidade para tranquilizar seus clientes para fornecer os dados pessoais de pagamento. E isso é conseguido com um checkout transparente.

Personalização

Diferente de um checkout padrão, o transparente permite você mudar várias configurações do pagamento. Por exemplo, inserir um timer de desconto, cupons e ofertas especiais, upsells e ordem bumps. Tudo isso se torna possível ao utilizar o checkout transparente.

Aumento das vendas

A consequência final de utilizar o checkout transparente será o aumento das vendas. Isso ocorrerá porque menos pessoas irão desistir da compra nesta etapa. Vale a pena você utilizar esse tipo de checkout para aumentar as conversões do seu negócio online.

A CartPanda já tem um artigo completo sobre este assunto. Veja em O que é Checkout Transparente e como utilizá-lo em seu e-commerce

5 dicas de como criar uma loja virtual para dropshipping

Vamos agora detalhar os procedimentos sequenciais para criar uma loja dropshipping. É bem mais simples do que você possa imaginar.

Defina um nicho de mercado

O primeiro passo é escolher um nicho para atuar. O que você domina, ou pelo menos, gosta de vender? Escolha algo que condiz com a sua personalidade e não somente pela rentabilidade. Por exemplo, um homem provavelmente teria dificuldades de vender joias e bijuterias femininas, mesmo que esse nicho seja muito lucrativo.

Tente encaixar um nicho lucrativo com algo que você gosta. Os mais rentáveis são calçados, vestuário, jogos eletrônicos e brinquedos.

Escolha um produto vencedor para vender

Se você está começando, é sempre bom não vender mais do que 3 produtos de um nicho lucrativo. Isso mesmo. Você não precisa de vários produtos. Há relatos de pessoas que ficaram milionárias com o dropshipping com apenas 1 ou 2 produtos. Você apenas precisa escolher um produto vencedor.

Por isso, pense em um item que seja extremamente desejado pela audiência. Não se preocupe com a concorrência. É muito mais viável ganhar dinheiro online com um produto que todos estão vendendo do que se arriscar a escolher um produto exótico que ninguém conhece e não vender nada.

Pesquise um fornecedor daquele produto

Sobre isso, já foi falado anteriormente. Não vou me delongar mais. Você precisa escolher um fornecedor confiável para fazer as remessas.

Eu aconselho você a se concentrar em fornecedores nacionais. Importar produtos para fazer dropshipping gera custos inesperados, riscos exagerados e prazos de entregas longos. Será necessário resolver vários problemas diariamente para ser bem-sucedido.

Portanto, se você está começando, escolha o caminho menos difícil com um fornecedor dentro do território brasileiro.

Crie um site para sua loja de dropshipping

Agora você precisa estruturar sua presença online através de um site. Você pode contratar um programador específico para e-commerce ou escolher uma plataforma pré-configurada para hospedar o seu empreendimento. A CartPanda surge como uma ótima opção.

Crie anúncios patrocinados nas redes sociais

A última etapa para conseguir montar uma loja dropshipping de sucesso é atrair clientes com anúncios patrocinados nas redes sociais. Você pode fazer isso através do Gerenciador de Anúncios do Facebook, do Google Adwords ou pagar influenciadores digitais para divulgar a sua loja. São inúmeras maneiras de conquistar clientes. Basta pensar fora da caixa.

Use um gateway de pagamento para dropshipping

Pra garantir que você não perca nenhuma venda em sua loja de dropshipping, você precisa utilizar um gateway de alta qualidade. Um gateway que tenha uma boa taxa de aprovação e que seja feito para atender as suas necessidades.

O Cartpanda Pay é perfeito para quem quer começar no dropshipping. Possui uma barreira de entrada baixa, pode receber em D+2 e tem um sistema de multiadquirência que garante taxas de aprovação altíssimas, em média de 92%.

Esse gateway está disponível apenas para quem usa a loja ou checkout Cartpanda, é uma vantagem exclusiva de fazer parte do nosso sistema.

Vale a pena fazer dropshipping?

Quer saber se ainda vale a pena fazer uma loja de dropshipping? Nós preparamos um vídeo completo pra responder essa pergunta.

Confira abaixo!

Conclusão

Neste artigo você aprendeu o conceito principal de uma loja dropshipping e como criar uma. Este conteúdo mostrou os passos necessários para começar a empreender na internet com um e-commerce implementado ao modelo dropshipping, que oferece várias vantagens, no qual a principal delas é o baixo custo inicial para montar o empreendimento.

Eu recomendo você, se desejar iniciar um empreendimento, escolha este modelo de entrega. E também aconselho você consumir conteúdo e conhecer mais sobre o mundo do comércio eletrônico. Ficou em dúvida sobre onde fazer dropshipping? Então leia o nosso artigo na íntegra sobre dropshipping na Shopee.

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