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10 tecnologias para criar o melhor site para imobiliária



Cada vez mais, a tecnologia têm se tornado uma aliada de diversas áreas. E isso, claro, também vale para o mercado imobiliário. Mas é importante estar atento, pois ela só poderá ajudar se for utilizada da forma correta. Nós vamos te contar aqui quais ferramentas, estratégias e tudo que precisa para ter o melhor site para imobiliária.

Um site imobiliário é muito mais do que um display dos imóveis e empreendimentos. Um bom desenvolvimento consegue criar o melhor site para a sua imobiliária utilizando tecnologia inteligência digital para atrair, fidelizar e converter visitantes em compradores de imóveis.

Conheça abaixo 10 tecnologias para criar o melhor site para imobiliária.

Como criar o melhor site para imobiliária?

1. Tenha um site responsivo

Segundo pesquisa da FGV-SP, o Brasil tem 230 milhões de smartphones ativos no país, o que significa que as chances do seu site ser visualizado em uma tela de celular são incrivelmente grandes.

Um site responsivo se adapta à todos os formatos de tela e é ideal para que você tenha mais efetividade ao atrair os clientes. Lembre-se: o seu site é o seu maior ativo digital, e tem extrema importância para a sua imobiliária.

2. Site leve e rápido

Para ter o melhor site para imobiliária, você precisa se preocupar se ele abre rápido e se funciona corretamente em qualquer aparelho. Se essa dica pareceu óbvia, acredite, muitas imobiliárias ainda cometem o erro de ter sites ultrapassados.

Se seu site abre rápido, isso significa que ele está otimizado e seu cliente terá mais fluidez ao navegar pelas páginas até encontrar os imóveis que o interessam.

A velocidade e peso do seu site influenciam diretamente na imagem que sua imobiliária passa ao cliente. Primeiro que, caso o site demore a abrir, o usuário pode desistir e nem visualizar o site completo. Segundo que, para o Google, um site pesado, que não é responsivo e sem conteúdo relevante tem um índice de qualidade baixo. Isso significa que, na busca orgânica e paga, o Google vai deixar de exibir o seu site ou cobrar muito mais caro por isso.

3. Integração com Portais Verticais

Sabemos que os Portais Verticais (Zap Imóveis, Viva Real, Olx) fazem parte do dia-a-dia das imobiliárias. Mas manter as fichas dos imóveis nos portais e no site sempre atualizadas pode ser um trabalho exaustivo. Por isso, o ideal é escolher uma plataforma imobiliária que te possibilite adicionar e editar as fichas no site e, ao mesmo tempo, atualizar as mesmas em todos os portais verticais.

Ao integrar seu site com os Portais Verticais, os corretores perdem menos tempo preenchendo as mesmas informações em diversos lugares e podem focar no que mais importa: o atendimento com o cliente.

4. CRM

CRM significa Customer Relationship Management, ou seja, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Ele é ideal para ter controle sobre as interações com os clientes, entender em qual estágio da jornada de compra estão e, assim, otimizar sua rentabilidade e aumentar as vendas.

Quando falamos do mercado imobiliário, a jornada de compra de um imóvel leva aproximadamente 27 meses. Isso significa que um possível cliente pode entrar na sua lista de leads mais de dois anos antes de efetuar uma compra. É aí que entra o CRM: você consegue identificar em qual estágio esses contatos estão e entender como será a abordagem com eles.

LEIA MAIS – CRM: Gestão de leads de forma efetiva

5. Busca com filtros completos

Mesmo que o cliente esteja no início da jornada de compra, ele já pode ter alguma ideia do que procura. Se está aumentando a família e precisa de um imóvel maior; se os filhos se mudaram e quer um espaço menor; se precisa de uma sala para o escritório; e muitos outros casos. Por isso, é essencial que, para ter o melhor site para sua imobiliária, a busca deve ser completa e com todos os filtros que os clientes em potencial possam usar.

Pense em tudo que é relevante para quem está à procura de um imóvel: quantidade de quartos, suítes, vagas de garagem, banheiros. Quanto mais detalhes forem possíveis adicionar em filtros, mais qualificado o lead vai ser, porque ele vai achar os imóveis com as exatas características que deseja.

6. Ferramentas de Automação de Marketing

A sua imobiliária deve estar presente em toda a jornada de compra do seu cliente. Para isso, além de ter o melhor site para imobiliária, você deve investir no marketing digital da sua empresa com ferramentas de automação de marketing como RD Station, Dinamize e outras.

Uma boa régua de nutrição de marketing faz com que os leads se tornem clientes ao educá-los sobre o imóvel, a região ou o que mais for necessário para qualificá-los. Com um lead qualificado, é muito mais fácil do corretor fechar o negócio.

automação de marketing pode incluir e-mails, e-books, e qualquer material rico que sua imobiliária possa oferecer aos clientes. Se o seu foco é ter o melhor site para imobiliária, procure sistemas que te permitam integrar seu site com plataformas de automação de marketing. Dessa forma, a sua estratégia de marketing fica mais completa e você terá mais liberdade para ações específicas através de remarketing (explicaremos melhor abaixo).

Uma boa ferramenta de automação de marketing deve ser integrada com o seu CRM, pois elas conseguem te passar informações sobre o traço digital do seu lead. Por exemplo, um visitante pode converter em um imóvel e continuar procurando outros parecidos, e essas informações você pode encontrar na ficha do lead. Isso se chama lead tracking e pode te ajudar a entender melhor o caminho que seus clientes percorrem em seu site para, assim, otimizá-lo mais ainda.

(Nós fizemos um post no início do ano com as previsões para o Marketing Digital em 2019 e você pode conferir clicando aqui.)

7. Remarketing

remarketing nada mais é do que uma série de ações que você usa para atingir os mesmos clientes novamente. Seja uma campanha de pós-venda, de upgrade, ou para impactar novamente o cliente que não fechou a venda, as opções são infinitas.

Essa estratégia pode ser usada na automação de marketing, em campanhas de Facebook Ads e Google Ads, em disparos pontuais de e-mail marketing e muito mais. Até colocar uma chamada personalizada no seu site falando diretamente com o cliente pode te ajudar.

Para fazer campanhas efetivas de remarketing, é importante que o seu site tenha todas as tags de Google, Facebook, Linkedin e tudo mais que você utilizar para entrar em contato com o cliente. Falaremos mais sobre essas tags abaixo e como elas te ajudam a ter o melhor site imobiliário.

8. Chatbot

chatbot é uma forma fácil de você ter um pré-atendimento bem na página do seu site, sem precisar envolver corretores ou pessoas de atendimento que poderiam estar se preocupando mais com a venda. Com um fluxo básico, o chatbot pode fazer perguntas de pré-filtro (qual finalidade, tipologia, bairro) e gerar o lead (nome, email e telefone).

Se o usuário estiver na ficha de um imóvel específico, poderá realizar perguntas mais diretas como “Vamos agendar uma visita neste imóvel?” ou “Deseja receber informações completas desse imóvel?” com respostas objetivas de Sim ou Não. Isso faz com que a experiência do usuário com sua imobiliária seja mais agradável. Logo, faz com que você tenha o melhor site para imobiliária.

9. Criação de Conteúdo constante

Conteúdo é a resposta para tudo na Internet. Imagine procurar um imóvel em uma rua específica de Copacabana e achar uma página inteirinha falando sobre as vantagens em morar naquela região? Além de ajudar o cliente a conhecer mais sobre os bairros que você atua, esses conteúdos fazem com que o seu site seja melhor ranqueado no Google.

Mesmo que sua imobiliária atue em diversas regiões, ninguém conhece mais o seu produto do que você, então escreva sobre isso. Os algoritmos do Google compreendem quando o autor de um texto é especialista no assunto. Ou seja, quanto mais posts de blog, guia de bairros, e páginas com conteúdo relevante você tiver em seu site, melhor o seu site é para o Google. E se você tem o melhor site para imobiliária, mais ele aparece nas buscas orgânicas dos seus clientes.

10. Tags de Google e Redes Sociais atualizadas

Mantenha as tags de Google Analytics, Google Ads, Pixel do Facebook, Pixel do LinkedIn, etc, sempre atualizadas. O ideal é usar o Google Tag Manager, pois assim o código do seu site ficará mais leve e você pode gerenciar todas as tags (conteiners) no GTM de forma prática e rápida. Esse é o trabalho que sua equipe de desenvolvimento pode fazer junto com o marketing de forma a otimizar o seu site. Isso é essencial para ter o melhor site para imobiliária, pois é dessa forma que você consegue informações sobre os seus clientes em relatórios do Google e Facebook.

Com as tags atualizadas e funcionando perfeitamente, você consegue entender as informações demográficas dos seus clientes; consegue analisar quais páginas do seu site são as mais acessadas; o tempo médio que os clientes passam em seu site e muuuito mais.

Uma métrica muito importante que ajuda a entender se as campanhas pagas estão sendo efetivas é a de conversões. Ou seja, se você faz campanhas de marketing, seja no Facebook, Instagram ou Google, não esqueça de colocar as tags de conversão!

Lembrando que essas ferramentas apresentam dados e não dados pessoais dos visitantes do seu site. Por isso, é importante ter uma ferramenta de automação de marketing, como falamos acima, porque se o usuário já for um lead cadastrado, você consegue mais informações sobre o traço dele em seu site.

Bônus: não esqueça do WhatsApp!

Se a maioria dos usuários acessam o seu site pelo celular, isso provavelmente significa que eles usam WhatsApp. Para empresas, o aplicativo tem a versão WhatsApp Business, que permite a inserção de respostas automáticas, mensagem de boas-vindas e mais. Quer ter o melhor site para imobiliária? Coloque um botão que redirecione diretamente para o WhatsApp e o cliente pode tirar suas dúvidas de forma rápida e, quem sabe, até marcar uma visita por ali mesmo.


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